O Brinquedo mais Legal do Universo

Esta história eu fiz para minha primeira apresentação no Pequeno Polegar, no ano passado, na semana da criança.

Teve como base a história anterior, mas tendo como público alvo crianças do NV e 1º ano. Entretanto as brincadeiras de corda se repetem aqui. Creio que esta história ficou melhor para o Fundamental I e a primeira, por ser mais rica em conteúdo, para o Fundamental II, mas as duas dão certo para todas as idades. São histórias bem festivas e interativas, nas quais as crianças participam ativamente enquanto aprendem conteúdos importantíssimos.

Nesta montagem tenho uma interpretação mais “teatral”, uma vez que eu sou a primeira criança e, na medida em que as crianças aparecem, eu tiro um acessório típico da minha mala de viagens (uma coroa de louros, um cocar, uma tiara egípcia e um chapéu chinês) para o qual eu faço minha grande pergunta. Quando a criança de outro país vai me responder eu visto o acessório para interpretar esta outra criança.

O Brinquedo Mais Legal do Universo

Estava um dia brincando na rua quando surgiu entre meus amigos uma grande pergunta: Qual é o brinquedo mais legal do Universo?

Eu não consegui pensar em nenhuma resposta, mas os meus amigos também não conseguiram chegar a nenhum acordo. O Pedro tinha certeza que era a bola, a Marina achava que era a corda, o Miguel já discordava dos dois, dizia que o peão era muito mais legal, já a Juli dizia que tava todo mundo errado e que o brinquedo mais legal era a sua boneca Leleca. Enfim, ninguém conseguiu concordar com ninguém e a discussão acabou quando chegou a hora de voltar cada um pra sua casa, para lanchar.

Mas aquela pergunta não saiu mais da minha cabeça e foi crescendo dentro de mim e crescendo junto comigo até não caber mais. Foi quando eu tomei uma grande decisão: iria correr o mundo em busca de descobrir qual era o brinquedo mais legal do universo. Mas por onde começar? Resolvi começar pelo começo. Pesquisar qual era o brinquedo mais antigo.

Alguns dizem que foi o peão, mas que no começo ele era usado para adivinhar o futuro e não como brinquedo, então o mais antigo foi a bola, que foi inventada na China há 6.500 anos. E a bola é mesmo muito legal né, quem conhece algum jogo ou brincadeira que dá pra fazer com a bola? Vou ensinar um pra vocês:

(Brincadeira: Passa a bola)

Como quem entende de brinquedo são as crianças resolvi perguntar para uma criança  chinesa se ele achava que a bola era mesmo o brinquedo mais legal do universo.

Preparei então minha mala, peguei uma pá e comecei  cavar. Cavei, cavei e cavei, até chegar na China onde encontrei um menino chinês para o qual perguntei:

– Bom dia! Tudo bem com você? Sabe me dizer qual é o brinquedo mais legal do universo?

E o chinezinho respondeu:

-Olá! Para mim, o brinquedo mais legal do universo é a corda, porque dentro da corda moram muitas brincadeiras. Você conhece alguma?

– Sim, muitas. E vocês conhecem?

(Brincadeiras: Pular corda, reloginho, cobrinha, foguinho, conga)

Nós passamos o dia inteiro brincando de corda e foi muito divertido. Resolvi então tirar a prova real e descobrir se a corda era mesmo o brinquedo mais legal do universo. Mas uma vez fui pesquisar e descobri que as primeiras brincadeiras de corda foram criadas na Grécia. Portanto embarquei da China para a Grécia, a procura de uma criança grega que pudesse me dar a prova real de que eu havia encontrado a resposta para a minha pergunta.

Mal cheguei na Grécia e já dei de cara com uma menininha grega para quem fui perguntar.

-Bom dia, você sabe me dizer qual é o brinquedo mais legal do universo?

-Oh! Bom dia nobre dama. Para mim, o brinquedo mais legal do universo é a perna-de-pau. Dá para brincar sozinha, ou apostar corrida com os amigos, brinco com as minhas todos os dias. Quer ver como é divertido?

Juntos brincamos de perna-de-pau o dia inteirinho. Vocês já brincaram antes de perna-de-pau? Quem nunca andou antes levanta a mão? Vou mostrar para vocês como é que se faz:

(Brincadeira: corrida de revezamento na perna-de-pau)

Voltei de novo para a faze de pesquisa e descobri que lá no Egito existem vazos antiquíssimos que retratam crianças sobre pernas-de-pau. O que significa que eu parti rumo ao Egito, montada no lombo de um camelo maneiríssimo. Chegando ao Egito encontrei uma jovem egípcia muito esbelta a quem foi perguntar.

-Bom dia, você sabe me dizer qual é o brinquedo mais legal do universo?

– Oi. É claro que é a peteca. pois é o meu brinquedo favorito, logo é o mais legal. Se você quizer posso te ensinar.

E juntos nós jogamos peteca com rede, valendo pontos, e em roda com outras crianças de lá. E foi mesmo muito divertido.

Bem, como a peteca foi inventada pelos índios brasileiros, resolvi que era hora de voltar para o Brasil, mas antes de vir para casa fui até a amazônia procurar um curumim, que é como chamamos as crianças indígenas. Na amazônia, em uma clareira perto da tribo, encontrei um curumim, para quem foi perguntar:

– Bom dia, você sabe qual é o brinquedo mais legal do universo?

– Saudações pequena cara pálida. O brinquedo mais legal do universo é diferente para cada um. Cada criança tem o seu brinquedo preferido e, para ela, este é o brinquedo mais legal do universo. Para mim o brinquedo mais legal do universo é o bilboquê, que eu aprendi a fazer com um menininho da França que veio vizitar nossa tribo. Hoje tenho vários que eu mesmo fiz, e brinco com eles todos os dias, junto com os outros curumins. Mas meus amiguinhos da tribo gostam de brincar com folhas, galhos, penas e pedras e cada um tem seu brinquedo predileto. Seu brinquedo mais legal do Universo. Você precisa descobrir o seu. Você já brincou com um bilboquê antes?

– Não, vamos brincar?

E assim brinquei com ele o dia inteiro e até ganhei um de seus bilboquês com o qual venho brincando até hoje. Estou quase ficando craque.

Era tempo de voltar pra casa, e foi o que eu fiz. Voltei com a mala cheia de brinquedos super legais, mas com a pergunta sem resposta ainda martelando naminha cachola: Qual era o brinquedo mais legal do Universo? Pelo menos pra mim?

Cheguei em casa e minha mãe deu-me, de presente de boas vindas, um brinquedinho chinês chamado Escada de Jacó. E eu descobri que aquele era, para mim, o brinquedo mais legal do Universo. Era tão legal, mas tão legal, que dentro dele eu descobri uma história que mudou o rumo da minha vida.

Quem gostou da história que eu acabei de contar agora? Querem ouvir a história que eu descobri dentro do meu brinquedo?

(História: “O Caminho da Estrela”)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s