O Menino e a Bola

Esta terceira história eu criei no início de 2015 para a escola O Pequeno Polegar, a partir de uma sugestão dada pela minha irmã Shandra Andere, grande artista (e arteira) de Salvador – BA, que também conta histórias para crianças e adultos.

Montei esta história para uma interação ativa com as crianças, pois para cada personagem eu assumo uma postura de mãos e braços, incentivando-os a fazer o mesmo. A partir da segunda vez que o personagem entra na história eu faço apenas a postura e deixo que eles anunciem qual personagem está participando no momento.

As crianças adoram contribuir e, embora no começo apenas as mais extrovertidas participem, as outras logo se juntam ao coro e, na segurança da coletividade, até as mais introvertidas acabam extravasando e participando.

O Menino e a Bola

Era uma vez um menino que morava no alto de um grande morro.

Este menino tinha uma grande e linda bola, com a qual brincava todos os dias. Ele levava sua bola para o quintal e jogava ela no chão e a bola pulava, para cima e para baixo: tóim, toím, tóim.

Um dia ele estava brincando com a sua bola quando ela saiu pulando morro a baixo: tóim, toím, tóim.

O menino saiu correndo atrás da bola. Era o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim!

A bola passou por um rato. E quem vinha atrás da bola? O menino.

O menino pisou no rabo do rato! E o rato saiu correndo atrás do menino.

Era o rato atrás do menino, o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim!

A bola passou pelo gato. E quem vinha atrás da bola? O menino. E atrás do menino? O rato.

O gato viu o rato e saiu correndo atrás do rato.

Era o gato atrás do rato,  o rato atrás do menino, o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim!

A bola passou por um cachorro. E quem é que vinha atrás da bola? O menino. E atrás do menino? O rato. E atrás do rato? O gato.

O cachorro viu o gato e saiu correndo atrás do gato.

Era o cachorro atrás do gato, o gato atrás do rato,  o rato atrás do menino, o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim!

A bola passou pelo pato.  E quem é que vinha atrás da bola? O menino. E atrás do menino? O rato. E atrás do rato? O gato. E atrás do gato? O cachorro.

E o o pato viu todo mundo correndo atrás de todo mundo e achou que era uma brincadeira de pega-pega e quis brincar também… E o pato saiu correndo atrás do cachorro.

Era o pato atrás do cachorro, o cachorro atrás do gato, o gato atrás do rato,  o rato atrás do menino, o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim.

A bola passou pelo galo. E quem é que vinha atrás da bola? O menino. E atrás do menino? O rato. E atrás do rato? O gato. E atrás do gato? O cachorro. E atrás do cachorro? O pato.

E o galo viu todo mundo correndo atrás de todo mundo, achou que era pega-pega e saiu correndo atrás do pato também.

Era o galo atrás do pato, o pato atrás do cachorro, o cachorro atrás do gato, o gato atrás do rato,  o rato atrás do menino, o menino atrás da bola e a bola: tóim, toím, tóim.

A bola bateu na parede. E quem é que vinha atras da bola? O menino. E o menino bateu na bola. E quem é que vinha atrás do menino? O rato. E o rato bateu no menino. E quem é que vinha atrás do rato? O gato. E o gato bateu no rato. E quem e que vinha atrás do gato? O cachorro. E o cachorro bateu no gato. E quem é que vinha atrás do cachorro? O pato. E o pato bateu no cachorro. E quem é que vinha atrás do pato? O galo. E o galo bateu o pato.

E os animais bateram um no outro,  bateram na parede e cairam no chão. E foi a maior confusão…

E a solução foi que todos levantaram e, juntos, jogaram bola até se cansar!

Quem quer jogar?

……………………………………………………………………………………………………………

E a história termina com a bola sendo jogada para cada um deles, principalmente com os menores essa brincadeira do final pode ir longe, e eles adoram tanto quanto a história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s