O Leão Que Queria Ser Cantor.

Essa história eu adaptei da coleção disquinho e para montá-la fiz um verdadeiro espetáculo de circo inspirada em uma apresentação da minha irmã Nahome para o sarau da escola Washington Luis, em Mogi das Cruzes.

O elemento principal foram algumas sacolinhas plásticas. Assim quando no início do espetáculo o mágico fazia aparecer os coelhos da cartola, eu tirava as sacolinhas (fáceis de ser escondidas) puxando pelas alças como se fossem orelhas, quando veio o malabarista eu fiz malabares com as sacolinhas (muito mais fácil do que com bolinha), quando veio o palhaço ele encheu a sacola como se fosse um balão e através de mímica o balão virou um balão de gás e o palhaço ficou lutando para que aquele balão não voasse… as crianças foram às gargalhadas. Esse foi o jeito que eu encontrei de substituir as músicas que, na história original, representam cada uma das apresentações…

O LEÃO QUE QUERIA SER CANTOR

Aquele dia na cidade havia um cortejo encantador, anunciando a todos que o Grande Circo chegou.

Na frente vinha o palhaço, gritando pra criançada:

– Hoje tem marmelada?

– Tem sim senhor!

– Hoje tem goiabada?

– Tem sim senhor!

– E o palhaço quem é?

– É ladrão de mulher…

– Venham todos, venham hoje, assistir ao grande espetáculo, tem bailarina, tem malabarista, equilibrista na corda e tem nosso fabuloso mágico tirando coelhos da cartola. Só não venha para ver quem for fraco do coração, pois vai morrer de susto com nosso terrível Leão. Venham hoje, é essa noite, a nossa apresentação.

Logo já se reunia toda a criançada para ver arrumar-se o picadeiro e armar a lona e montar a arquibancada.

E passou se esgueirando um esperto rapaz indo ver escondido as jaulas dos animais…  tinha cavalo, elefante, cachorro, aquilo era demais… foi quando ele ouviu um choro bem baixinho, o menino foi lá ver, e viu o Leão na sua jaula, chorando encolhido em um canto.

– O que foi seu leãozinho? Porque esse choro sem fim? O domador te maltratou? Isso não vai ficar assim!

– Oh, não! – disse o Leão – o domador me deixa preso mas até que me trata bem. O que me deixa assim triste, chorando, angustiado, é que todo mundo pensa que eu sou um leão malvado… Mas eu sou bonzinho, só dou meus rugidos porque sou obrigado pelo domador, o que eu queria mesmo, era ser um grande cantor… Mas todos acham que eu sou do mal e não do bem e, por isso mesmo, não sou amigo de ninguém.

– Pois então eu tenho um plano que irá fazer de você um cantor pra valer…

E o menino contou o seu plano para o Leão e os dois deixaram tudo pronto para a hora da apresentação.

E quando a noite chegou, toda a gente veio vindo, todo mundo queria ver o espetáculo do Grande Circo. Quando estavam todos sentados ligaram o refletor e bem no foco de luz estava o apresentador.

– Senhoras e senhores! Respeitável público. Eu tenho a honra de apresentar o maior, o melhor, o mais fantástico circo que já passou por esta cidade e para começar a nossa apresentação vou chamar o mais misterioso e fabuloso mágico da terra. Atenção, muita atenção agora, pois o nosso mágico vai tirar 6 coelhos da cartola!!!

Porópopópopópopó, poropopópopópopóóó.

– Muito bem, muito bem. Palmas para o mágico. E agora olhem todos, abram os olhos, firmem a vista, é hora de assistirmos ao grande malabarista!

Porópopópopópopó, poropopópopópopóóó.

– Palmas, palmas minha gente, isso é que maestria. Mas agora criançada, é hora de dar risada, pois agora é a vez do palhaço Marmelada.

Porópopópopópopó, poropopópopópopóóó.

– E olhem a bailarina rodopiando em cima do cavalo Boacrina. Olhos pra cima agora, e quem não olhar não reclama, vai perder o equilibrista em cima da corda bamba. E vejam só que elegante o nosso enorme elefante. Mas olha só que bonito espetáculo, os nossos cachorrinhos amestrados. E agora pra encerrar, é hora da emoção. vocês agora vão conhecer o nosso terrível leão. Mas antes para garantir que ele não cause terror vou chamar primeiro nosso grande domador.

– Boa noite minha gente, espero que estejam bem, pois o leão que eu vou chamar já comeu mais de cem, e não fosse o meu chicote comia vocês também. Preparem o coração, com vocês o horrível,  tenebroso,  perigoso, o terrível leão.

Mas quando o Leão entrou a platéia caiu na gargalhada, o leão não parecia nada temível, pois estava de terno e gravata. Mas que grande vergonha passou o apresentador, mas antes que ele pudesse pensar em se explicar o menino subiu no picadeiro e falou:

Senhoras e senhores, respeitável público, eu sei que vocês esperavam por um leão perigoso, mas isso tem em qualquer circo, nas selvas, em qualquer lugar. Mas aposto que vocês nunca viram o que eu vou lhes apresentar. Preparem-se pois verão algo melhor do que um leão assustador, agora com vocês o único leão do mundo que é um leão cantor.

Assim que o menino anunciou o leão pos-sê a cantar e cantou tão bem e tão bonito que a platéia se pôs a chorar… até mesmo o domador ficou emocionado e prometeu ao leão que nunca mais ia obrigá-lo a fazer papel de mau. De agora em diante ele ia ser o leão cantor do circo, já era oficial.

E agora que todos sabem que o leão do Grande Circo é bonzinho ele vive feliz e rodeado de amigos….

FIM

………………………………………………………………………………….

Para ver mais contos desse jardim clique no menu  (são esses risquinhos mesmo no alto da página, canto direito).

Entre em contato pelo telefone ou whats: 8821-0113 ou 88664004 (Taina Andere)

Encante suas festas com os contos e as brincadeiras do Jardim de Histórias, leve nossas contações de história para a sua escola!!!

3 comentários

  1. ~João Bello · setembro 23, 2015

    Gostei muito.Parabéns.

    Curtir

  2. denise costamillan andere · setembro 24, 2015

    Muito legal. Gostaria de sugerir que após as apresentações você compartilhasse alguns comentários das crianças, imagino que elas façam grandes contribuições. Parabéns por seu sensível trabalho

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s