fbpx
12 de setembro de 2020

Essa é uma verão que eu fiz de uma história que ficou bastante conhecida da criançada graças à musica Rato, do grupo Palavra cantada (link após a história). O que pouca gente sabe é que esta música foi feita inspirada em um conto clássico japonês. Uma curiosidade é que na versão original é um pai rato quem vai atrás de um pretendente pra sua bela filha ratinha e assim vai falar com a lua e com o vento e com os demais personagens, acontece que em japonês Lua é um substantivo masculino, assim como os outros que aparecem, existem verões que mantém o rato procurando o marido pra filha, mas trocam os pretendente e a Lua, por exemplo, vira Sol. Eu preferi fazer a minha com a saída encontrada pela Palavra Cantada, afinal foi-se o tempo dos casamentos arranjados…

….Tralalalalá, a História Vai Começar….

AS BODAS DO RATINHO

Era uma vez um Ratinho muito, mas muito bonito. Ele era o ratinho mais forte e bonito já visto. Por isso mesmo, quando chegou na idade de se casar, ele resolveu que a melhor esposa do mundo ela iria encontrar. Queria a mais poderosa de todas e depois de muito pensar resolveu que a Lua era a noiva ideal para levar ao altar. Sem mais rodeios, o belo Ratinho foi para a Lua se declarar:

-Oh! Lua brilhante que ilumina a noite e faz a água brilhar, você que é a mais poderosa, transforma a luz do Sol em luar, com você eu quero me casar fazer da noite escura o nosso altar.

-Fico honrada Sr. Rato, mas não sou a mais poderosa já vista. Minha luz é tão bonita, mas está sempre por um triz, mesmo quando eu estou cheia, vem a Nuvem me cobrir. Ela sim Nuvem macia é quem te fará feliz.

O Senhor Ratinho cheio de coragem e ousadia foi falar com a dona Nuvem poderosa e macia.

-Oh! Nuvem tão branquinha, tu que és a mais poderosa, que cobre a Lua e esconde o luar, com você eu quero me casar fazer do céu imenso o nosso altar.

-Fico honrada senhor rato, mas não sou a mais poderosa. A Brisa que me desfaz, mesmo soprando morna, é bem mais poderosa. Ela sim Brisa faceira saberá como te amar.

O senhor Ratinho, sem hesitar, para a forte Brisa foi se declarar:

-Brisa faceira que desfaz a Nuvem que cobre o luar, tu que és a mais poderosa e vive no céu a voar, com você eu quero me casar, fazer da natureza o nosso altar.

-Fico honrada senhor rato, mas não sou a mais poderosa já vista. A Parede que me barra e me impede de soprar é bem mais forte, dura, altiva. Com ela você deve se casar, ela sim dura parede saberá como te amar.

O Senhor Rato firme se manteve e foi falar com a Parede:
-Parede Parada, que barra a brisa, que desfaz a Nuvem, que cobre o luar, tu que és a mais poderosa que há, com você eu quero me casar, fazer da Terra o nosso altar.

-Fico honrada Senhor Rato e adoraria lhe ter como esposo, mas não sou a mais poderosa do mundo todo. A Bela Ratinha que rói os meus tijolos e me deixa toda esburacada, é bem mais poderosa, forte e ousada.

E foi assim que depois de muito procurar o Senhor Rato decidiu que com a bela Ratinha ele devia se casar.

-Ratinha dentuça, que rói a Parede, que barra a Brisa, que desfaz a Nuvem que cobre o luar, declaro ser o seu mais lindo amante. Com você eu quero me casar fazer da Terra inteira o nosso altar.

-Rato, meu querido Rato, eu sou mesmo assim de fino trato pra selar este contrato. Fico aqui toda faceira. Mesmo não sendo perfeita, eu sou a ratinha eleita. fico aqui toda sem jeito esperando um grande queijo… ops… um grande beijo.

Casaram-se naquele outono e dizem que são os ratinhos mais felizes do mundo todo.

FIM

….MÚSICA….

https://www.google.com/search?q=palavra+cantada+rato+meu+querido+rato&oq=palavra+cantada+rato+meu+querido+rato&aqs=chrome..69i57.9180j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

….ATIVIDADE….

Vamos montar os personagens da história usando massinha?

MASSA DE MODELAR CASEIRA

Ingredientes: 2 copos e meio de farinha de trigo, meio copo de sal, uma colher (sopa) de vinagre, 1 copo e meio de água, uma colher (chá) de óleo, corantes alimentícios de 3 cores diferentes ou tinta guache.

Misture bem 2 copos de farinha de trigo com meio copo de sal. Adicione uma colher de sopa de vinagre e, aos poucos, um copo de água enquanto mistura (se ficar seco pode por um pouco mais). Coloque uma colher de chá de óleo de cozinha e misture novamente. Amasse com as mãos e, se ainda estiver grudando, polvilhe um pouquinho de farinha, amassando até parar de grudar. Divida a massinha e acrescente corante alimentício de diferentes cores a cada pedaço, amasse bem até a massinha ficar homogênea, polvilhando com farinha sempre que precisar. Se não tiver corante pode usar tinta guache. (essa receita dá pra 3 cores de massinha)

Como todos os ingredientes são comestíveis se você usar o corante alimentício não haverá nenhum problema caso a criança leve a massinha na boca.

Agora é só soltar a imaginação e modelar os personagens da história.

Gostou?

Siga nosso Jardim aqui no site e nas redes sociais:

Instagram: Jardim_de_histórias

Facebook: Jardim de Histórias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *