fbpx
30 de setembro de 2020

Essa é mais uma das histórias que desenvolvi para trabalhar com os personagens da Escola da Inteligência, no Pequeno Polegar.

Contada com uma certa “teatralidade”, ou seja, usando um pouco de mímica em alguns momentos, leva as crianças às gargalhadas junto com os personagens.

….Tralalalalá, a História Vai Começar….

TOTÓ E O MACACO MAL-EDUCADO (Taina Andere)

Há muito tempo atrás havia um macaco chamado Totó, era um macaco bonito que ele só, era também criativo e engraçado, mas por outro lado era o bicho mais falante do pedaço. Como já dizia seu amigo Coelho: Totó fala pelos cotovelos!

Certo dia ele estava passeando pela floresta quando viu seu amigo Pepê, trabalhando sozinho e ele se ofereceu pra ajudar, pois é muito prestativo.

Pepê aceitou e os dois, trabalhando juntos, rapidinho construíram um palco bem bonito.

Lá pelas tantas Totó quis saber pra que era tudo aquilo.

-Se eu te contar você promete não contar pra ninguém? Promete que o meu segredo é seu também?

-Claro!- respondeu totó- Minha boca é um túmulo. Comigo seu segredo está seguro, eu juro.

-Vou fazer uma festa pra comemorar a chegada da primavera, mas ninguém pode ficar sabendo pois será uma surpresa para todos da floresta.

Totó ficou muito animado, ajudou o Pepê com todo o trabalho. Tava voltando pra casa todo contente quando encontrou com sua amiga Tatá e não conseguiu se segurar, deu com a língua nos dentes. Logo toda floresta já sabia da festa surpresa que o Pepê faria. O Pepê ficou muito entristecido resolveu se vingar, pra hora da festa fez um boneco de bechiga cheio de água e farinha, era tão bem feito que parecia um macaco de verdade, perfeito. Quando chegou o Totó… bem, se vocês já o conhecem sabem que ele adora ser o centro das atenções, por isso preparou para a festa uma série de apresentações começou com seu show de malabarismo e equilibrismo, todos o olhavam encantados, todos menos aquele macaco sentado no canto, que era novo no pedaço. O Totó ficou incomodado, resolveu contar piadas pra chamar sua atenção. Contou a piada do Português, do papagaio, da arara, da aranha e até aquela piada suja e pesada do elefante que caiu na lama. Toda festa ria, menos o macaco lá no canto, afinal ele era feito de bexiga, mas o Totó não sabia:

-Ei seu macaco com cara de sovaco!- falou Totó irritado- Ei você, não vai me responder? Além de sem graça é mal educado?

E como o macaco não respondia Totó foi ficando ainda mais irritado. Até que perdeu a cabeça e meteu no boneco um chute danado. Como o boneco era feito de bexiga, estourou e o Totó ficou coberto de farinha.

Totó ficou muito chateado, triste, envergonhado, ficou triste de dar dó, o macaco Totó. Gostava de brincar com os outros, mas detestava quando era pego… Já estava prestes a deixar a festa e ir embora quando percebeu que toda a turma estava às gargalhadas, chorando de dar risada. O Totó nunca havia conseguido fazer uma brincadeira tão engraçada.

E por isso mesmo hoje em dia, quando tem uma festa na floresta viva o Totó pede pro Pepê fazer um boneco de bexiga cheio de farinha só pra ele poder repetir a apresentação.

FIM

….MÚSICA….

Para a abertura dessa história a música Macaquinho de Pilha, do ilustre Toquinho é simplesmente perfeita:

https://www.vagalume.com.br/toquinho/o-macaquinho-de-pilha.html

….ATIVIDADE….

Corrente de Festa

Material necessário: revista para recortar, cola e tesoura.

Escolha páginas coloridas da revista e recorte transversalmente em retângulos de 2 a 3 cm pela largura da folha.

Cole o primeiro retângulo juntando as duas pontas, formando um aro. Passe o próximo retângulo por dentro desse aro e então cole as duas pontas desse retângulo, formando um segundo aro, preso dentro do primeiro. Siga fazendo aros, sempre entrelaçados ao aro anterior até que a corrente tenha tamanho suficiente para ser fixada no lugar desejado. Podem ser feitas várias correntes, ligadas de um ponto ao outro ou penduradas no forro.

Essa atividade trabalha a coordenação motora e diversas habilidades necessárias para a aquisição e bom desenvolvimento da escrita.

Boa diversão!

Gostou?

Siga nosso Jardim aqui no site e nas redes sociais:

Instagram: Jardim_de_histórias

Facebook: Jardim de Histórias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *